Compartilhe:

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, a comunicação entre empresa e cliente vem sendo cada vez mais feita pela internet. É muito comum que as pessoas busquem informações sobre serviços e produtos nas redes sociais, sites e páginas de busca. Por isso, é de extrema importância que sua empresa seja eficiente no tratamento do público nas mídias on-line.

O uso de novas tecnologias ajuda as organizações, o chatbot foi criado para automatizar essa relação, assim, otimizando tempo e recursos. Vamos te ajudar a entender como o chatbot vai fazer a sua empresa interagir de forma totalmente automatizada.

Para o que serve o chatbot?

Chatbot são programas feitos para dialogar com os seres humanos, baseados em comandos através de regras e/ou inteligência artificial. Com isso, um robô vai poder interagir e conversar com seu cliente. Existem dois tipos de chatbot, conheça:

  1. Chatbot baseado em regras: o funcionamento se deve através de comandos específicos ou palavras-chave. Dessa forma, você vai poder programar o robô para responder termos preestabelecidos. A desvantagem é que ele não sabe como agir diante de palavras não programadas.
  1. Chatbot baseado em inteligência artificial: ele consegue compreender o que você quer dizer através do que é escrito ou perguntado. Ou seja, o robô tem a capacidade e entender e aprender a linguagem natural. Ele possui a capacidade de se aperfeiçoar, quanto mais é usado mais inteligente fica.

Como podem ser utilizados?

O chatbot pode ser usado em diversas ocasiões, ele vem sendo utilizado de maneira bastante eficaz para otimizar o relacionamento das empresas com o seu público. Veja algumas das situações em que ele é usado:

  • Atendimento ao cliente: o motivo mais recorrente para a utilização de chatbot é o suporte ao consumidor. De maneira ágil ele pode solucionar uma dúvida, em algumas ocasiões mais rápido que um ser humano. A principal vantagem é que seu cliente não vai ficar esperando um atendente disponível, outro ponto importante é a economia com mão de obra.
  • Solicitação de pedido: muitas empresas utilizam chatbot para a anotação de pedidos. Seus clientes poderão fazer solicitações e até mesmo reservas de maneira fácil, muitos restaurantes, consultórios e hotéis já utilizam essa tecnologia.
  • Marketing: sua equipe de marketing também vai poder usar o robô para a atração de novos leads para o seu negócio. Eles podem ser utilizados na divulgação de suas ações, levando informações sobre seus produtos e serviços para possíveis consumidores.

O chatbot resolve tudo?

Não, ainda existe uma deficiência dos robôs em responder perguntas muito complexas. Mesmo com essa deficiência, ele pode transferir o atendimento para uma pessoa que possa resolver o problema. Essa tecnologia está em constante desenvolvimento, para o futuro se espera que ele possa resolver cada vez mais questões de alta complexidade.

O chatbot é uma boa alternativa para sua empresa se aproximar do seu cliente, melhorar o atendimento e reduzir custos. É esperado que essa tecnologia evolua e ganhe cada vez mais espaço. Também é valido lembrar que o chatbot não substitui pessoas, o atendimento humano ainda é bastante importante.

Gostou? Siga a Dom nas redes sociais, estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e no Lynkos.

Comentar via Facebook